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Por que medir os resultados da Comunicação Interna?

A resposta para a pergunta do nosso título “Por que medir os resultados da Comunicação Interna?” vai fazer você parar para pensar. Segundo a CEO Ideafix Pesquisas Corporativas, Suzel Figueiredo, “não há gestão sem mensuração de resultados”. Quando você consegue apresentar os resultados das ações de Comunicação Interna, você consegue também provar o valor de todo o trabalho desenvolvido e fazer uma melhor gestão dos processos.

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.” Lewis Carroll

Comunicação é essencial

A comunicação por si só já é essencial para a sobrevivência do homem. Agora, imagina como ela é essencial em uma empresa, onde temos várias pessoas e todas são diferentes, seja na forma de pensar ou agir. Além disso, hoje a comunicação se tornou indispensável por causa pandemia que estamos vivendo. É ela que orienta os colaboradores, engaja, faz com que a produção siga o seu propósito, aumenta a produtividade, fortalece a cultura da organização e mais outras milhões de coisas que auxiliam na sustentabilidade do negócio.

É claro que ela sozinha não vai alcançar todos esses resultados, existem outras áreas da empresa que trabalham juntas para isso e os líderes têm um papel muito importante na hora de comunicar e envolver seus liderados.

A Comunicação Interna faz parte de um ciclo que está intimamente vinculado aos resultados da organização e é a mensuração dos resultados que vai confirmar isso.

“Não há gestão sem mensuração de resultados.” Suzel Figueiredo, CEO Ideafix Pesquisas Corporativas


Como medir os resultados em comunicação

Veja as 5 premissas associadas às métricas que irão ajudar a medir os resultados em comunicação:

1. Planejamento Para construir indicadores é preciso construir um planejamento, que deve estar vinculado ao planejamento estratégico da empresa. Sem um planejamento não é possível saber nem o que se quer medir.

2. Objetivos Objetivo não é só comunicar, é preciso que a pessoa que está do outro lado entenda e tenha clareza da comunicação. Se o seu público-alvo não entender o que você está comunicando não vai adiantar. Então, entenda quais são os objetivos da Comunicação Interna, os objetivos são diferentes para públicos diferentes, e quais são os objetivos que transcendem a informação, por exemplo, que todos estejam felizes, engajados, que resulta no aumento da produtividade.

3. Metas A meta quantifica o objetivo que pode ser qualitativo. Eu posso querer melhorar os resultados – é meu objetivo, mas quanto eu quero melhorar? Quero melhorar 100% dos resultados. Opa! Agora temos uma meta. A meta desafia os profissionais e também traz clareza de aonde você quer chegar. Aí começamos a ver a métrica aparecer.

4. Indicadores É preciso escolher os indicadores, sejam eles de eficiência ou de eficácia. Eficiência mede o processo. Eficácia mede resultados alcançados.

Não basta ser eficiente, é preciso ter resultados. Vamos usar o momento atual em que enfrentamos uma pandemia sem precedentes. Nesse momento a área de Comunicação Interna está forte e é essencial porque tem coisas que você não consegue mudar sem comunicar. Exemplo: queremos que os colaboradores tenham consciência de que precisam se cuidar fora da empresa também para evitar a proliferação do coronavírus. Então, temos que comunicar isso, orientar, conscientizar nossos colaboradores. Sem a comunicação, a pandemia já teria prejudicado muito mais pessoas.

5. Mensagens A notícia tem vida útil pequena porque hoje eu dou a notícia e amanhã as pessoas já esqueceram. Por isso, preocupe-se em deixar claras quais são as mensagens mais relevantes e que seu público, de diferentes percepções, estudo, áreas, entendeu a mensagem. As mensagens também devem estar vinculadas aos objetivos da empresa.

Seja bom no que faz

Seja realmente bom em medir e analisar as métricas do que você faz e ganhe mais espaço na sua empresa, quem sabe até recursos financeiros para melhorar os seus projetos.

Aprenda como identificar, com rapidez, o impacto de suas ações. Assim, sua área ainda pode ganhar mais relevância internamente. Além disso, você terá mais claro qual é o resultado do seu trabalho, poderá ajustar, adaptar, mexer em um detalhe aqui e outro ali e nesse percurso, com os resultados em mãos, é possível enxergar onde errou e o que acertou.

Para alcançar o sucesso, você precisa saber aonde quer chegar e que só é possível gerenciar aquilo que se mede.

Diante dessas afirmações, qualquer argumento para não começar a medir os seus resultados das suas ações de comunicação interna hoje mesmo está levando você para um mau caminho.

Boa sorte em seus negócios e em seus resultados.

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