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Dicas infalíveis para implantar a Comunicação Interna na sua empresa

Você já parou para pensar como é importante os seus colaboradores saberem o que está acontecendo na empresa?


Uma equipe que não entende exatamente o que o negócio faz, o impacto do trabalho que realiza e como é o mercado no qual a organização está inserida tem mais dificuldades para enfrentar os desafios ou propor soluções de melhorias para o dia a dia.


A Comunicação Interna e o Endomarketing mantêm os profissionais alinhados e engajados com o propósito e a cultura do negócio, fazendo-os trabalharem melhor, tornando-os mais motivados e engajados, ajudando-os a conquistarem resultados cada vez mais expressivos.


Além de informar, a Comunicação Interna transforma os colaboradores em embaixadores da marca, por isso é tão importante quanto a comunicação realizada para o público externo.


Plano de comunicação: como fazer o seu!


Ter um Plano de Comunicação Interna é o primeiro passo para se ter uma visão mais clara do que a empresa precisa fazer para informar os colaboradores com as mensagens certas.


Listamos 6 passos que vão ajudar a sua empresa a criar um plano eficaz, por meio do qual poderá alinhar com assertividade as metas da comunicação com os objetivos estratégicos do negócio.

Bora conferir?



1. DIAGNÓSTICO


Essa é a primeira etapa para desenvolver uma boa estratégia de Comunicação Interna, pois é a partir do diagnóstico que a empresa vai identificar os problemas que precisa solucionar.

O diagnóstico é um processo que envolve entrevistas com grupos focais e pesquisa de canais. Um trabalho minucioso de escuta e análise necessário para a empresa identificar focos de insatisfação e conhecer a percepção dos colaboradores sobre as atuais práticas de comunicação.

Sem diagnóstico, fica difícil fazer um plano de comunicação, pois a análise acabará baseada em achismos e não em fatos apresentados pelos colaboradores. A organização precisa primeiro conhecer os públicos estratégicos com os quais se relaciona para depois direcionar as técnicas e metas que serão traçadas para atingir os objetivos que almeja.



2. OS OBJETIVOS


Após as etapas de análise e diagnóstico, é hora de definir os objetivos que se quer alcançar no Plano de Comunicação Interna para, a partir daí, planejar quais ações serão realizadas.

Os objetivos podem ser determinados pelo método SMART, acrônimo de Specific, Measurable, Attainable/Achievable, Relevant e Time bound. Por esse método, observa-se se o objetivo é:

Específico: objetivos vagos e generalistas são difíceis de serem realizados ou até inalcançáveis.

Mensurável: para saber se, após a realização das ações planejadas, o objetivo será ou não atingido.

Alcançável: para conseguir atingir o que se espera e evitar frustrações.

Realista: para saber se ele está dentro ou fora da realidade da empresa.

Tangível: permite planejamento de ações para atingi-lo.



3. AS ESTRATÉGIAS


Reúna a equipe para um brainstorming (chuva de ideias). Surgirão várias ideias sobre as ações que podem ser realizadas para se alcançar os objetivos. Para ajudar, utilize livros, blogs e outros materiais como referência.

Nesta etapa, o mais importante é não censurar nenhuma ideia: às vezes, ela pode não servir para atingir determinado propósito, mas servirá de inspiração para outro.

Depois do brainstorming, avalie quais ideias estão de acordo com os objetivos, descreva o que será feito e quais estratégias nortearão a equipe de comunicação para tirar as metas do papel.



4. PLANO TÁTICO


O Plano Tático contém ações para estruturar e realizar cada estratégia. Para garantir que ele descreverá todas as etapas necessárias, ele deve responder:

· O quê (nome da ação)

· Quem (quem são os responsáveis por realizá-la)

· Quando (o tempo que vai levar)

· Para quem (o público que irá atingir)

· Por quê (objetivo no qual o plano está ligado)

· Como (o que será feito para colocar a ideia em prática)

· Quanto (quais são investimento e os recursos necessários)


O Plano Tático ainda contempla a definição dos canais de comunicação mais adequados a cada público. Os canais mais utilizados são:

· Mural digital ou impresso

· Jornal/revista digital ou impresso/a

· Rede social corporativa

· E-mail corporativo

· Intranet

· Newsletter digital

· Aplicativos

· TV Corporativa



5. PLANO DE AVALIAÇÃO


O Plano de Avaliação vai estabelecer as estratégias de avaliação de resultados para saber o que deu certo e o que precisa ser aprimorado na Comunicação Interna.

O acompanhamento se dá a partir de métricas e ajudará a aumentar o engajamento dos colaboradores e a investir em ações realmente assertivas, que gerem resultados.

A avaliação dos resultados analisa se os objetivos foram alcançados, se os processos de comunicação melhoraram e os benefícios indiretos, como aumento da receita e melhora do clima organizacional.



6. AJUDA ESPECIALIZADA


Elaborar, implantar e manter uma Estratégia de Comunicação Interna é uma tarefa desafiadora. Por isso, contar com a ajuda de uma empresa especializada em Comunicação Interna é importante para que o Planejamento de Comunicação seja realmente efetivo.

Profissionais especializados têm visão estratégica e uma base sólida de conhecimentos para executar a Comunicação Interna de forma efetiva. Além de ajudá-lo nas etapas de diagnóstico e planejamento, confira outros serviços que nós, da Compreendo Endomarketing, temos a oferecer para a sua empresa:

· Atendimento e Consultoria

· Diagnóstico e Planejamento

· Treinamentos e Workshops

· Ações Interativas e Gamificação

· Criação e Design

· Conteúdo Editorial

· Produção de Foto e Vídeo

· Campanhas Internas

· Rituais de Comunicação

· E muito mais!


Gostou? Compartilhe com os empreendedores, profissionais de Comunicação e de RH que você conhece.

Até breve!

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