top of page
  • Foto do escritorCompreendo Endomarketing

Pode ou não pode? Dicas para orientar os profissionais de RH durante a Copa

A Copa está chegando. ⚽🎉🇧🇷 O campeonato começa no próximo domingo, dia 20 de novembro e sua empresa tem muita coisa para organizar sobre como o time poderá acompanhar os jogos e torcer para a seleção, não é mesmo?


Combinar com a equipe como tudo vai funcionar nesse momento tão importante para os brasileiros demonstra que a empresa se importa e valoriza os colaboradores. Porém, também é importante definir algumas regras para não prejudicar as atividades da organização.


Afinal, por mais que o show seja dentro de campo, a Copa impacta grande parte das pessoas fora de campo e a empresa deve saber vivenciar esse período com os colaboradores de forma leve e divertida, mas sem deixar de lado a produtividade e o compromisso com a qualidade.


Para orientar profissionais de RH e gestores sobre o que pode e o que não pode durante a Copa, separamos as principais dívidas sobre relações trabalhistas que costumam aparecer nesse período. Bora conferir?


O colaborador pode trabalhar nos dias de jogos do Brasil?


Apesar de ser um evento muito aguardado por boa parte da população, o campeonato de futebol não é considerado feriado nacional.


Legalmente, não há nenhuma restrição em relação a se o colaborador pode trabalhar na Copa. Dessa forma, o empregador não é obrigado a dispensar seus colaboradores nos dias em que ocorrerem os jogos da nossa Seleção.


Minha empresa pode liberar os colaboradores nos dias dos jogos e compensar as horas não trabalhadas?


Pode sim. Na prática, a empresa pode negociar diretamente com os colaboradores o uso do banco de horas para compensar possíveis folgas ou faltas.


A Lei da Reforma Trabalhista, implementada em 2017, permite a compensação de jornada por meio de acordo individual entre o colaborador e o empregador. Antes disso, o indicado era que fosse estabelecido um regime de compensação por meio de negociação coletiva, o que limitava muito essa possibilidade.


Também há a alternativa de alterar o turno de trabalho nesses dias, nas empresas em que isso é possível, desde que essa mudança seja negociada previamente entre a organização e o colaborador e respeite os intervalos legais.


Como a compensação de horas pode ser feita?


A compensação de horas pode ser feita dentro de um ano, por banco semestral ou a critério do empregador, que opta pela dispensa integral ou parcial. Também é possível compensar no mesmo mês, desde que essa definição seja estabelecida por meio de acordo individual, de forma tácita (feita informalmente) ou formalizada por escrito.


O mesmo vale para quem trabalha de forma remota, em home office. Já para os que atuam por produção há ainda mais flexibilidade, por poderem escolher seus próprios horários para trabalhar.


Os funcionários podem pedir para sair mais cedo ou faltar ao trabalho?


Não. O colaborador não pode faltar ao trabalho nos dias de jogos do Brasil na Copa sem justificativa ou sem negociar uma compensação de horas ou folga.


Se o funcionário decidir não comparecer ao trabalho no dia do jogo, o dia deve ser descontado?


Os dias de jogos da Copa são considerados dias normais de trabalho. Por isso, o empregado que faltar ao trabalho sem justificativa ou sem a autorização do seu empregador para assistir à disputa poderá ter descontadas as horas do dia em que se ausentou e do descanso semanal remunerado.


Em casos mais graves, pode-se aplicar advertências orais ou escritas que, se reiteradas, podem levar à rescisão contratual por justa causa. Portanto, vale o colaborador conversar com seu chefe e ver como proceder.


Minha empresa é obrigada a disponibilizar espaço para a transmissão dos jogos?

Não, a empresa não tem essa obrigação. Mas, dependendo do setor e do que foi combinado, pode existir uma escala de revezamento para aqueles que quiserem assistir os jogos da seleção sem afetar as outras atividades da empresa.


Vale lembrar que a disponibilização de painéis, telões ou TVs para assistir aos jogos não pode afetar de forma alguma a atenção do colaborador nas suas atividades, para garantir a sua integridade física e não prejudicar a produtividade e a qualidade do trabalho.


8 ações para engajar seus colaboradores na Copa do Mundo

O clima de Copa é contagiante, não é mesmo? Veja algumas ações que você pode fazer para engajar seu time dentro e fora de campo!


Campanha interna

Antes de mais nada, é importante fazer uma campanha interna para divulgar as ações que irão acontecer, aumentando o envolvimento das equipes e estimulando a participação do colaborador.


Ambientação

Para conectar o time com a Copa, vale fazer a ambientação dos espaços com faixas, adesivos, bandeiras, balões e outros adereços que remetam ao campeonato. A empresa também pode fazer brindes como camisetas, canecas, agendas, entre outros.


Copa do Mundo de videogame

Reserve um espaço físico para montar as estações de videogame, escolha um jogo de futebol, monte os times e bora começar a competição!


Campeonato de futebol de botão

Para ficar ainda mais divertido e aumentar a conexão com as pessoas, os botões podem ser personalizados com produtos ou nomes dos colaboradores. Ah, e não esqueça de definir o regulamento e as premiações.


Chute ao gol

A proposta do chute ao gol é montar uma estrutura inflável no formato de uma trave tradicional para que os colaboradores possam mostrar as habilidades futebolísticas para marcar gols. Quem conseguir colocar a bola dentro do alvo ganha prêmios previamente estabelecidos pela comunicação interna da empresa.


Álbum da Copa personalizado

A ideia é preencher o álbum com figurinhas dos colaboradores, imagens históricas da empresa e ações relevantes que ocorreram ao longo dos anos. Essa ação vai resgatar a história e a cultura da marca e valorizar o time.


Bolão da Copa do Mundo

O bolão gera integração e diversão para todos e o engajamento fica ainda maior com as premiações aos vencedores. E com os recursos tecnológicos de hoje, os palpites podem ser feitos em qualquer momento e lugar.


Transmissão dos jogos

Uma alternativa para as empresas que não conseguem oferecer flexibilização no horário de trabalho é permitir que a equipe assista a alguns dos jogos no local, especialmente os da Seleção Brasileira. Isso dará a todos a chance de se envolverem no clima do campeonato e se relacionarem com os colegas de trabalho.


Esperamos que esse artigo tenha sido útil para esclarecer suas principais dúvidas sobre relações trabalhistas durante a Copa e para engajar seu time durante o campeonato.

A Copa é um momento mágico, por isso, aproveite-o para aproximar ainda mais a empresa dos seus colaboradores. Use e abuse da sua imaginação, engaje sua equipe e dê um show de bola de empatia e respeito aos valores organizacionais!

bottom of page