top of page
  • Foto do escritorCompreendo Endomarketing

Passo a passo: como montar seu Planejamento de Endomarketing para 2023

Quem trabalha com Comunicação e Endomarketing precisa montar com antecedência o Planejamento de Endomarketing do próximo ano. Se deixamos essa tarefa para a última hora, sempre há o risco de algo dar errado e as ações previstas não saírem do papel.

E como logo, logo acaba o ano, a hora de começar a pensar no calendário de ações para 2023 é agora!

Por isso, trouxemos um passo a passo para ajudar você nesse desafio, buscando melhorar o engajamento dos colaboradores da sua empresa.

Vem com a gente!


FAÇA UM LEVANTAMENTO DAS DATAS IMPORTANTES


No momento de montar um calendário de datas comemorativas, é preciso considerar três critérios:

· Relevância: qual a relevância dessa data para a empresa?

· Cultura organizacional: quais datas estão relacionadas à cultura da empresa?

· Necessidades dos colaboradores: quais dificuldades precisam ser solucionadas na equipe?

É importante conversar com os gestores para saber o que eles estão planejando para o ano com os seus times, assim, é possível ter uma ideia melhor de quais celebrações são mais adequadas para o momento vivido pela instituição.


OUÇA A EQUIPE


Já falamos sobre a importância de fazer um levantamento sobre as necessidades dos colaboradores. Agora, vamos explicar como você pode fazer isso!

Uma dica é você conversar com os gerentes e diretores das áreas para saber o que suas equipes precisam. Um pode considerar que é importante treinar o time para desenvolver as soft skills (competências comportamentais); outro pode achar que a prioridade é oferecer mais eventos de confraternização, para estreitar o relacionamento entre os colaboradores.

Outra ideia é aplicar uma pesquisa envolvendo toda a equipe, deixando uma pergunta em aberto sobre isso. Para as áreas operacionais, onde o acesso ao e-mail é limitado, você pode disponibilizar uma caixa de sugestões. Dessa forma, é possível entender o que os colaboradores esperam da organização, fazendo-os se sentirem mais valorizados.


AVALIE O IMPACTO QUE AS AÇÕES PODEM TER


Pense sempre no impacto que as ações planejadas podem ter para a empresa e se elas estão alinhadas ao perfil do seu público-alvo.

Por exemplo: estimular os colaboradores a deixarem o automóvel em casa no Dia Mundial sem Carro sendo que a maioria dos profissionais vai ao trabalho de bicicleta. Ou fazer uma campanha do Dia da Árvore dias depois que a empresa retirou árvores do pátio para ampliar o estacionamento.

Percebe como nem sempre uma data comemorativa condiz com realidade da sua empresa? Além de desperdiçar tempo e dinheiro, celebrar datas que não são estratégicas pode desmotivar os colaboradores em vez de engajá-los.


ORGANIZE O ORÇAMENTO


Aprove com a diretoria o orçamento das ações planejadas para o ano de uma só vez. Assim, não tem o risco de as ações atrasarem por falta de dinheiro e você fica focado só na execução.


CONTE COM O APOIO DE OUTROS SETORES


O Endomarketing lida diretamente com as pessoas, por isso, não pode trabalhar sozinho. Na hora de definir as ações, conte com o apoio de outros setores para mapear as ideias.

Quanto mais pessoas estiverem pensando nos eventos voltados para o colaborador, mais a empresa vai inovar e fugir do óbvio.


Esperamos que esse conteúdo ajude você a estruturar seu Planejamento de Endomarketing para 2023 de forma estratégica, tornando a sua equipe mais engajada e o clima organizacional melhor!

E você quiser ter ideias “fora da caixa” para celebrar as datas relevantes com os seus colaboradores, fale com a gente!


A Compreendo tem diversas soluções para estreitar o relacionamento com o seu time por meio da Comunicação.

Veja alguns serviços que oferecemos:

· Atendimento e Consultoria;



· Diagnóstico e Planejamento;

· Treinamentos e Workshops;

· Ações Interativas e Gamificação;

· Criação e Design;

· Conteúdo Editorial;

· Produção de Foto e Vídeo;

· Campanhas Internas;

· Rituais de Comunicação

E muito mais!


Até a próxima!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page