top of page
  • Foto do escritorCompreendo Endomarketing

Por que fazer e como comunicar a Pesquisa de Clima?

Segredos das empresas GPTW

Assim como o Marketing pesquisa a satisfação de clientes em relação a produtos ou serviços, os RHs devem conhecer a opinião dos funcionários sobre os locais em que trabalham. As pessoas são o ativo mais importante das empresas, elas têm a motivação para transformá-las em sucesso ou levá-las ao fracasso.

Conhecer a satisfação das pessoas ou o que as motiva no trabalho é o primeiro passo para solucionar problemas cujos impactos vão além da relação com o empregador e refletem em índices importantes para a sustentabilidade do negócio, como qualidade, produtividade, faturamento, absenteísmo e até na atração e retenção de talentos.

A Pesquisa de Clima é uma ferramenta muito importante para esse processo. Quando planejada adequadamente e executada com transparência, funciona como um termômetro, pois fornece um diagnóstico com informações preciosas sobre pontos nevrálgicos da organização.

Ao mesmo tempo, dá ao funcionário autonomia para que ele se expresse sobre aspectos importantes que compõem a experiência dele com a empresa, dos concretos como ambiente físico, ações de qualidade de vida, políticas de remuneração ou benefícios etc., até subjetivos como trabalho em equipe, relacionamento com a liderança, diversidade e respeito.

Para pesquisar, antes é preciso comunicar

Pesquisas de clima bem-sucedidas contam com um ingrediente além do planejamento: a comunicação, que é fundamental para sensibilizar os funcionários para que entendam qual é a razão e a importância da pesquisa.

A forma como a empresa comunica pode determinar a porcentagem de participação dos funcionários, e quanto maior ela for mais fiel será o resultado.

Para conquistar adesão, a divulgação precisa estimular a participação espontânea com um discurso engajador que desperte vontade de contribuir e conscientize sobre a responsabilidade de cada um nesse processo.

O que fazer com o resultado da Pesquisa de Clima?

Se a Pesquisa de Clima dá ao funcionário autonomia para que ele expresse suas percepções, a organização tem a obrigação de apresentar uma devolutiva com os resultados desdobrados em ações efetivas que, quando realizadas, contribuirão para a conquista de um excelente clima organizacional.

Nessa etapa, a comunicação adquire novamente papel fundamental e agora vai garantir a credibilidade do todo o processo. Veja 4 tipos de resultados da Pesquisa de Clima que devem ser divulgados:

  1. Participação dos funcionários.

  2. Satisfação com a empresa.

  3. Aspectos positivos destacados.

  4. Aspectos negativos etc.

Pesquisa de clima e o Employer Branding

A Pesquisa de Clima é um investimento estratégico que vai impactar a imagem da empresa fora dela, elevando a reputação enquanto marca empregadora, o Employer Branding.

Excelentes climas organizacionais e funcionários felizes tornam as empresas fortes candidatas à certificação GPTW.

O selo GPTW eleva o Employer Branding, agrega valor ao negócio e aumenta o poder de atração e contratação de profissionais, pois inclui a empresa em um ranking disputadíssimo no qual estão aquelas que possuem alta credibilidade em aspectos como clima, remuneração, benefícios, oportunidade de crescimento, infraestrutura e gestão.

Viacredi, Resultados Digitais e Whirlpool estão listadas nos rankings de 2019 do GPTW. Em comum, elas acreditam que a comunicação é uma estratégia fundamental em empresas que prezam por ambientes de trabalho agradáveis e produtivos.

Viacredi  9º lugar e 23º lugar na categoria grandes empresas, nos rankings nacional e Latam do GPTW.

Resultados Digitais Entre as 50 melhores empresas para trabalhar na América Latina, na categoria pequenas e médias empresas.

Whirlpool 3º lugar no ranking na categoria Primeira Infância*

Compreendo Comunicação faz parte dessas histórias de sucesso

A Compreendo Comunicação é a agência parceira escolhida pela Viacredi, Resultados Digitais e Whirlpool para diversas campanhas de endomarketing e comunicação interna, entre elas a divulgação e convite para as Pesquisas de Clima GPTW.

As comunicações foram alinhadas aos tons de cada uma das empresas e as certificações mostraram mais uma vez que onde tem comunicação, tem felicidade e que onde tem felicidade tem Resultado.

Confira algumas peças desenvolvidas para divulgação de pesquisas de climas para funcionários da Viacredi, Resultados Digitais e Whirlpool.

*Categoria criada em 2019 para reconhecer empresas que possuem benefícios em apoio aos funcionários nos primeiros seis anos dos filhos.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page