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Liderança: 5 atitudes que melhoram a comunicação da empresa

A liderança é o principal canal de Comunicação Interna das empresas e apostar nisso é uma das grandes oportunidades para as companhias. Pensando assim, investimentos em capacitação e desenvolvimento são sempre bem-vindos.

Contudo, a própria liderança também deve estar interessada em se comunicar corretamente com os liderados. Mais do que isso, o líder deve saber como se comunicar estrategicamente.

Nós preparamos uma lista com as atitudes que consideramos indispensáveis para que a liderança contribua ativamente com a comunicação da empresa. Veja a seguir:

Diga a verdade sempre

A transparência é uma exigência básica para qualquer relacionamento, especialmente para as relações profissionais. A verdade é uma ferramenta poderosa de engajamento porque gera confiança e empatia. De nada adianta esconder informações ou maquiar situações, pois elas virão à tona com o tempo. Além disso, boatos serão disseminados pela famosa “rádio peão”, tornando mais difícil a contenção de danos.

Entenda que é um exemplo para os demais

A liderança é fonte de inspiração para os demais. Agir pelo exemplo é a melhor maneira de comunicar e educar os colaboradores sobre o que é certo e o que é errado dentro do ambiente de trabalho. Como você poderá cobrar pontualidade ou comprometimento se não demonstra isso para os liderados?

Mantenha um discurso único

Mantenha uma única versão sobre os assuntos que tratar com os seus liderados, mesmo que isso pareça repetitivo. Se você precisa transmitir um comunicado, reúna todos e passe o recado. Abra espaço para perguntas e esteja preparado para respondê-las. Dizer coisas diferentes sobre um mesmo tema gera insegurança e pode causar confusão na hora em que as pessoas forem executar as tarefas para as quais foram designadas.

Saiba ouvir quando for preciso

Todo bom líder deve sabe falar, mas também precisa aprender a ouvir. Aproveite os momentos de feedback para entender como a sua equipe está se sentindo. Escute com atenção e faça anotações, caso sinta necessidade, para rever o assunto mais tarde. Essa preocupação abre um verdadeiro canal de diálogo com os colaboradores e pode transformar as relações internas.

Esteja alinhado com as estratégias da empresa

De nada adianta falar bonito e cativar a atenção da sua equipe se o seu discurso não tem nada a ver ou não contribui com a visão estratégica da empresa. Dessa maneira, você e a sua equipe estarão de acordo com o que a companhia espera e poderão ser ainda mais participativos no crescimento de todos. Para isso, participe das reuniões e acompanhe os resultados. Compartilhe com seus liderados apenas aquilo que não for confidencial, mas nunca deixe de repassar informações. Dessa maneira eles terão uma sensação de pertencimento ainda maior.

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