Cada segmento tem seu próprio vocabulário. É assim com a Medicina, com a Administração e a Engenharia. Não poderia ser diferente com o Endomarketing. Para ajudar você a ficar por dentro de todos os termos que envolvem esse universo, preparamos um glossário com 14 principais termos mais utilizados em nosso negócio. Confira:
ABSENTEÍSMO:
Palavra originada de
Abster: fazer parar, conter, deter, tirar a possibilidade de, privar, impedir. Ainda: privar-se do exercício de algo
Na gestão de pessoas, o absenteísmo é um índice utilizado para somar os períodos em que o funcionário permanece ausente do trabalho, por faltas justificadas, injustificadas, atrasos e até por desmotivação.
BRAND MANAGEMENT:
Termo que designa a Gestão da Marca, consiste em todo o trabalho de divulgação e consolidação de uma marca no mercado, fidelizando consumidores, público-interno e aumentando o Brand Equity.
BRAND EQUITY:
Valor monetário da marca no mercado, é impactado diretamente pela satisfação dos funcionários. Vale lembrar que os funcionários se tornam os maiores defensores de uma marca quando estão felizes e acreditam no trabalho que realizam.
BRANDING:
Conjunto de elementos que compõem a identidade visual da empresa como logomarca, logotipos, slogans, nome, frases, ideias, imagens, símbolos etc., geralmente consolidados no Brandbook.
BRANDBOOK:
Também conhecido como Manual de Marca, contém as diretrizes para utilização de uma marca e seus elementos visuais em materiais publicitários e institucionais.
BRIEFING
Documento oficial das agências, reúne todas as informações necessárias para o desenvolvimento de uma campanha.
DICA COMPREENDO: Esse é um dos documentos mais importantes do nosso processo, ele contém todos os detalhes repassados pelos clientes para que as campanhas fiquem perfeitas, gerem resultados e felicidade.
COMUNICAÇÃO INTERNA
Prática geralmente concentrada na área de Recursos Humanos e realizada por agência especializada, consiste na comunicação da empresa com o funcionário, incluindo notícias institucionais, comunicados internos, informações sobre produtos ou serviços, mudanças operacionais, informações sobre benefícios e muitas outras.
A comunicação interna ganhou dimensão estratégica nas empresas modernas, que prezam pelo bem-estar e felicidade dos seus funcionários e têm a transparência e a comunicação como ferramentas para conquistar engajamento e orgulho em pertencer.
A comunicação interna contempla a criação de veículos de comunicação específicos para os públicos internos. Jornal mural, revistas para colaboradores, listas de transmissão ou TVs corporativas, são inúmeras as possibilidades de comunicar. O importante é escolher a mais adequada para o público-alvo da informação.
CLIMA ORGANIZACIONAL
Ele não é palpável, mas é fundamental para a sustentabilidade do negócio. O clima organizacional é um retrato da felicidade das pessoas, quanto mais positivo ele for, melhores serão os resultados das empresas. A motivação e o relacionamento entre as pessoas impactam diretamente no clima, e manter esses quesitos sempre em alta é um dos objetivos do endomarketing e da comunicação interna.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Consiste em um arcabouço de elementos que darão clareza sobre missão, visão, valores e propósito das empresas, em que também estão respondidas questões como aonde a empresa quer chegar e qual o impacto que ela quer deixar para a sociedade em que está inserida. Uma cultura organizacional forte e bem comunicada vai engajar os funcionários que se identificam com os propósitos da organização.
A cultura organizacional também engloba aspectos sobre rotina organizacional e diretrizes comportamentais dos funcionários. Por isso, vale lembrar que as práticas da empresa, dentro e fora dela, precisam ser coerentes com o discurso e que os líderes são os principais influenciadores das equipes. Por isso, também devem ter comportamentos condizentes com a cultura da organização.
EMPLOYER BRANDING
A tradução literal de Employer Branding é marca empregadora. Indo mais a fundo, compreende uma estratégia composta por um conjunto de ações, que incluem a comunicação, realizadas dentro e fora da organização para fortalecer a imagem da empresa como boa empregadora. Como resultados, atração e retenção qualificada de talentos.
ENDOMARKETING
Trata-se uma estratégia fundamental para as empresas, que reúne um conjunto de ações de marketing voltadas para o público interno das organizações.
O endomarketing tem missão de “vender” a marca da empresa para o público interno, aqui considerados os funcionários, revendedores, acionistas, entre outros, com o objetivo de valorizar a marca enquanto boa empregadora, promover o engajamento e aumentar a produtividade.
ENDOBRANDING
Assim como o brandbook, o endobranding traz regras e diretrizes para a aplicação da marca e demais elementos relacionados a ela, mas desta vez voltados para o endomarketing e o público-interno.
JORNAL MURAL
Uma das inúmeras ferramentas utilizadas pela Comunicação Interna para divulgar informações institucionais e estratégicas aos colaboradores, de forma mais rápida e objetiva. É uma ótima opção, por exemplo, para empresas com grande quantidade de funcionários, principalmente de áreas operacionais, como metalúrgicas.
RÁDIO-PEÃO
Tipo de comunicação informal realizada entre os funcionários que alimenta fofocas e desinformações dentro da empresa, afetando principalmente o trabalho em equipe e o clima da organização. Eliminar a radio-peão é um dos principais resultados de uma comunicação interna eficiente.
Comments