Seu local de trabalho está com um clima tenso, “pesado”, seus colaboradores não estão bem informados, engajados e muito menos motivados? Um projeto de ambientação pode ajudar a resolver seus problemas. Veja como é possível impactar a todos positivamente.
Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Designers de Interiores (American Society Interior Designers), o ambiente de trabalho considerado satisfatório foi apontado como a terceira maior preocupação dos colaboradores (21%), depois de benefícios sociais (22%) e de bons salários (62%). Outros estudos comprovam que a motivação e o engajamento dos colaboradores são impactados diretamente pelo ambiente de trabalho.
AMBIENTAÇÃO: O QUE É?
É mais do que deixar um ambiente bonitinho, nas empresas a ambientação é um elemento estratégico que deve ser pensado para proporcionar um espaço produtivo, informativo e reafirmar a identidade da marca.
ESTÍMULO VISUAL MELHORA PRODUTIVIDADE
O estímulo visual é um dos grandes aliados das empresas que querem melhorar a produtividade, pois além de comunicar, uma boa ambientação mostra a identidade da empresa, fixa a cultura organizacional e reforça o propósito de todos. Por isso, a ambientação se tornou um processo fundamental para fortalecer organizações.
Espaços atrativos estão ligados à qualidade de vida do colaborador e aos resultados da empresa.
ESTRATÉGIA DE AMBIENTAÇÃO
A ambientação dos espaços da sua empresa precisa ser pensada estrategicamente. Basicamente, duas coisas irão ajudar você a começar a sua estratégia.
Primeiro, pense no que você quer comunicar. Depois, pense em como fazer isso de maneira que o ambiente comunique de forma efetiva, e não fique apenas bonito ou com excesso de informação por todos os lados.
Na ambientação, as informações deverão ser colocadas de forma atrativa e de acordo com a disposição dos móveis, iluminação e cores, tudo em sintonia com a identidade da empresa.
Uma empresa especializada pode ajudar a fazer as melhores escolhas.
Veja este exemplo, feito pela Compreendo Comunicação, empresa especializada em estratégias de endomarketing, para a campanha ClicaRH, da Whirlpool.
O ClicaRH criou um espaço para o novo modelo de atendimento de RH, que passou a ser quase que totalmente digital. Um material informativo e que leva a identidade da empresa em suas cores e fontes.
Confira outras empresas que tiveram a Compreendo como parceira para ambientação efetiva e comunicativa de espaços estratégicos.
No Grupo Raumak, a ambientação deixou os espaços mais amigáveis e ganhou as redes sociais.
No Grupo Calcenter, a ambientação deixou os espaços mais modernos refletindo o posicionamento das marcas do grupo.
Opmerkingen