• Compreendo Endomarketing

Como o Endomarketing pode estimular a amizade no trabalho e por que isso é bom para a sua empresa



Você sabia que as amizades no trabalho podem trazer muitos benefícios para a sua empresa?


Dividir a rotina com amigos é importante para o bem-estar do colaborador, pois ele fica mais motivado, engajado, criativo e feliz, e isso reflete positivamente nos resultados da empresa.


E já que, neste mês, celebramos o Dia do Amigo (20/7) e o Dia Mundial da Amizade (30/7), vamos falar por que o Endomarketing é uma ferramenta importante para estimular a amizade e a união entre os colaboradores e os benefícios que esse relacionamento saudável pode gerar para a sua organização.


Amigos fazem bem para a nossa saúde mental e para a vida profissional

“Você que me diz as verdades com frases abertas

Amigo, você é o mais certo das horas incertas.”


A música “Amigo”, do rei Roberto Carlos, fala como um bom amigo é um alento para as horas difíceis e um apoio para superar os desafios do dia a dia. De forma poética, a letra reforça algo que nós já sabemos: ter amigos torna a nossa vida mais leve, tranquila e feliz.


Mas os benefícios da amizade vão além. A ciência já comprovou que ter amigos também é bom para a nossa carreira e para a nossa saúde. Veja o que algumas pesquisas já apontaram sobre o assunto:


· Estudo realizado pela empresa Evolv descobriu que funcionários que tinham amigos no trabalho eram até 20% menos propensos a abandonar o emprego. Além disso, apresentavam menores riscos de desenvolver mau comportamento.


· Levantamento feito pela empresa de consultoria empresarial Gallup constatou que colaboradores que têm um melhor amigo no escritório são 7 vezes mais propensos a se envolver mais com o trabalho.


· O estudo da Gallup também mostrou que 50% das pessoas que trabalham com um amigo estabelecem uma conexão mais forte com a empresa, número que cai para 10% quando os funcionários mantêm relacionamentos puramente profissionais.


· Pesquisa da Globoforce revelou que 89% dos profissionais consideram que os relacionamentos no trabalho afetam a qualidade de vida e que 71% dos que têm amigos no trabalho gostam das empresas em que atuam.


· Estudo da revista científica americana Plos One mostrou que o apoio social — seja de amigos, familiares ou cônjuge — está fortemente associado a menores níveis de estresse e ao bom humor, além de impulsionar a saúde cardiovascular e melhorar as taxas de recuperação de doenças.


· Em 2010, estudiosos de Harvard concluíram que fortes laços de amizade mantêm a saúde cerebral conforme envelhecemos. Outra pesquisa, com 15 mil pessoas acima dos 50 anos, mostrou que a memória de pessoas socialmente ativas é melhor do que entre as mais solitárias.


Como você pode ver, o que não falta são motivos para a sua empresa investir em um bom ambiente interno, não é mesmo?


Veja, agora, as razões pelas quais a amizade entre colegas de trabalho é tão boa para os resultados da organização:


O colaborador é mais produtivo


O colaborador que tem amigos no trabalho é mais produtivo, pois os laços sociais deixam o clima mais leve e, com isso, ele fica mais motivado para realizar as tarefas diárias.


A equipe fica mais engajada


Pessoas que têm amizades no trabalho costumam ser mais unidas para alcançar os objetivos propostos e todos sentem mais liberdade para conversar, tirar dúvidas e receber feedbacks, o que melhora os processos da empresa.


O time é mais criativo


Quando precisamos solucionar algum problema no trabalho, é comum procuramos a ajuda de um amigo do que de alguém com quem não temos intimidade ou confiança. Dessa conversa leve e informal, pode nascer uma ideia criativa para a solução que buscamos.


As pessoas trabalham mais felizes


Ter bons relacionamentos no trabalho faz as pessoas mais felizes. Segundo pesquisa da Universidade Rutgers, isso acontece porque o colaborador que costuma interagir com pessoas que gosta é mais bem-humorado, o que contribui com sua saúde mental e felicidade.


Ações de Endomarketing que toda empresa deve fazer


Mas, afinal, o que a sua empresa pode fazer para estimular a união e a amizade entre os colaboradores? Colocar uma mesa de pingue-pongue no meio da sala? Fazer happy hour toda a semana?


Se alguém te falar que desse jeito você vai aproximar a empresa dos seus colaboradores, simplesmente ignore, tá?


Não existe receita pronta quando se fala em engajamento da equipe, o que existe é estratégia e planejamento, e isso se faz por meio do Endomarketing.


No Endomarketing, todas as ações são planejadas estrategicamente para envolver, cuidar e valorizar as pessoas, proporcionando a elas boas experiências do início ao fim da jornada na empresa, para que elas se sintam parte do negócio, assumam a responsabilidade pelo que fazem e tenham orgulho da equipe na qual estão inseridas.


O que queremos dizer com isso?


Que Endomarketing se faz todo dia! Ele está conectado à cultura organizacional e à forma como a organização enxerga os seus colaboradores.


Dá uma olhada nos exemplos que separamos para mostrar o que dá certo no engajamento da equipe:


· Tenha uma cultura organizacional clara, reforçando aos colaboradores a missão, visão e valores da empresa;


· Seja coerente e transparente com a equipe. Não adianta estimular os colaboradores a praticarem os valores da empresa se as lideranças não fazem isso;


· Ofereça canais de comunicação acessíveis e adequados para todos os perfis de colaboradores;


· Promova a cultura do feedback constante entre gestores e equipes;


· Realize campanhas internas periodicamente. Elas são importantes para reforçar assuntos relevantes para a vida profissional e pessoal do colaborador;


· Estimule seus colaboradores a se desenvolverem, oferecendo cursos, palestras e outras atividades;


· Comemore as vitórias do time e as conquistas pessoais dos colaboradores por meio de celebrações, feedbacks e elogios;


· Tenha uma preocupação real com a saúde e o bem-estar dos colaboradores, oferecendo benefícios e promovendo atividades que estimulem hábitos saudáveis;


· Planeje ações para integrar a equipe, como gincanas e dinâmicas de grupo. Também vale organizar atividades conjuntas para buscar soluções para problemas específicos da empresa ou da área;


· Organizar confraternizações periodicamente é sempre bom para os colaboradores se conhecerem melhor e fortalecerem os laços de amizade. Que tal aproveitar o Dia do Amigo e convidar a equipe para um encontro bem legal?


Resumindo: colaborador que se sente valorizado é mais feliz, produz mais e melhor, torna o clima interno mais leve, é mais participativo e não pensa em ir embora da empresa ao primeiro sinal de dificuldade.

Então, bora levar felicidade para a sua equipe por meio do Endomarketing?


Mas, afinal, por onde eu começo?


A essa altura, você pode estar pensando: mas por onde eu começo a fazer Endomarketing na minha empresa?


O que eu preciso implantar ou mudar primeiro? Por isso, é importante contar com profissionais especialistas na área.


Aqui, na Compreendo, temos a solução que a sua empresa precisa para construir um relacionamento mais próximo com os colaboradores e ajudar a sua organização a se tornar uma grande marca empregadora!


Veja alguns serviços que oferecemos:


· Atendimento e Consultoria;

· Diagnóstico e Planejamento;

· Treinamentos e Workshops;

· Ações Interativas e Gamificação;

· Criação e Design;

· Conteúdo Editorial;

· Produção de Foto e Vídeo;

· Campanhas Internas;

· Rituais de Comunicação

· E muito mais!


Gostou desse artigo?


Então, compartilhe com outros empreendedores, gestores e profissionais de RH e Comunicação que você conhece.


Ah, aproveite que julho é o mês da amizade e dê um grande abraço naquele seu amigo superespecial.


Muito amor para você e até a próxima!

19 visualizações0 comentário