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Como o Endomarketing pode ajudar a consolidar as práticas de ESG entre os colaboradores



Nos dois últimos anos, os temas relacionados a ESG (sigla em inglês para Enviromental, Social and Governance ou Meio Ambiente, Social e Governança, em português), ganharam maior importância no mundo dos negócios.


Empresas consideradas socialmente responsáveis passaram a receber mais atenção dos investidores e, consequentemente, a serem mais valorizadas no mercado e vistas com bons olhos pelos consumidores.

Nesse novo cenário, a Comunicação Interna e o Endomarketing viraram grandes aliados para reforçar a cultura organizacional junto aos colaboradores e para torná-los mais engajados.


Negócios que investem em Comunicação Interna e Endomarketing têm colaboradores mais motivados e produtivos, gerando um círculo virtuoso que ajuda a atrair e a reter os melhores talentos e a construir uma boa imagem perante os públicos interno e externo.


Por isso, o primeiro passo para a organização consolidar suas práticas de ESG é divulgando suas iniciativas ambientais, sociais e de governança para o time interno. Afinal, não há maior embaixador da marca do que o colaborador que pratica os valores da organização e acredita no propósito do que faz.


Antes de tudo, tenha coerência entre discurso e prática


Logo mais, você vai ver algumas dicas de como o Endomarketing pode colaborar para a consolidação do ESG da empresa. Mas, antes disso, gostaríamos que você refletisse sobre a seguinte questão: sua organização sendo coerente entre aquilo que faz e aquilo que fala?


Não adianta querer estimular os colaboradores a colocarem em prática algo que o próprio negócio não se compromete, pois a gente aprende pelo exemplo. Veja algumas situações:


  • Se a sua empresa realiza alguma atividade que gera impacto no meio ambiente, ela está adotando as medidas necessárias para amenizar os problemas causados com sua própria operação?

  • Sua empresa investe na saúde e na segurança dos colaboradores, dispondo de um ambiente de trabalho ergonômico e acessível e oferecendo benefícios que garantam o seu bem-estar?

  • Sua empresa está promovendo a inclusão e a diversidade, realizando processos de contratação mais justos e promovendo a integração do time?

  • Sua empresa possui uma política clara de contratação de fornecedores para evitar desperdício de dinheiro e fraudes?


As lideranças da sua empresa realmente vivenciam os valores da organização, dando feedback, engajando a equipe e tratando a todos com respeito?


Perceba que ser uma empresa socialmente responsável vai muito além do discurso. O “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” pode ser extremamente perigoso para a reputação do seu negócio, fazendo-o perder clientes e causando grandes transtornos para a sua marca.


Agora, confira 5 ações que sua empresa pode realizar para fazer o ESG acontecer com a participação de toda a equipe!


Forme um Comitê de ESG


Considerando a relevância do ESG para a própria sobrevivência das empresas, o Conselho de Administração precisa estar preparado para lidar com o tema.


Criar um Comitê de ESG é importante para assessorar os conselheiros no desafio de desenvolver uma estratégia macro que envolva todos os setores e reforce o compromisso da empresa com as questões ambientais, sociais e de governança.


Vale, inclusive, reavaliar o propósito da empresa, para garantir que o respeito às práticas de ESG faça parte da cultura organizacional e sejam, de fato, uma prioridade para a organização.


Promova campanhas internas


Realizar campanhas internas é importante para engajar os colaboradores, estimulando-os a vivenciarem o ESG na prática, dentro e fora da empresa.


É preciso desmistificar o assunto, mostrando que ESG não é um tema específico do mundo dos negócios, mas um conjunto de atitudes que o colaborador deve praticar todos os dias, cuidando do meio ambiente, das pessoas e sendo ético e colaborativo no local de trabalho.


O setor de Endomarketing deve planejar uma estratégia de comunicação para que a mensagem que a empresa quer passar seja compreendida por todos os profissionais, independentemente do grau de instrução ou do setor em que trabalhe.


Divulgue o Programa de Integridade


Com a valorização cada vez maior do ESG pelo mercado, muitas empresas estão implantando programas de integridade. Essa iniciativa busca adequar a organização às melhores práticas de governança corporativa, orientando a forma como o negócio deve se relacionar com seus vários públicos (colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores e a comunidade).


Mas de nada adianta ter um Programa de Integridade se os colaboradores não sabem para que ele serve. Por isso, desenvolva um plano de comunicação interna para divulgar a importância da iniciativa e para instruir o time a solucionar problemas e conflitos que possam surgir durante a rotina de trabalho sem se desviar dos valores da empresa.


Realize eventos internos sobre o tema


Promover eventos internos presenciais ou online é uma boa forma de incentivar os colaboradores a refletirem sobre questões ambientais, sociais e de governança. Vale fazer palestras, workshops, dinâmicas em grupo e até utilizar a gamificação, técnica que que estimula a aprendizagem de forma lúdica e está bem em alta nas empresas atualmente.


A empresa pode desenvolver um jogo virtual com perguntas e respostas, no qual o colaborador é desafiado a escolher a alternativa correta sobre a conduta que deve praticar na empresa ao se deparar com questões relacionadas ao ESG no dia a dia. O conteúdo do Programa de Integridade pode ser usado como base para formular as questões do desafio.


Se interessou pela gamificação? A Compreendo possui expertise na criação de ambientes de aprendizagem lúdicos, inovadores e personalizados para as empresas. Clique aqui e saiba mais!


Planeje ações de impacto social


Fazer algo na prática é uma das melhores formas de a gente aprender. Então, que tal desenvolver ações de impacto social envolvendo os colaboradores e a comunidade? Isso vai ajudá-los a entender como as práticas do ESG se aplicam no dia a dia e sua empresa ainda colaborar com quem mais precisa.


A organização pode promover iniciativas pontuais, como participar de uma limpeza de rio ou arrecadar alimentos para alguma instituição beneficente, ou adotar ações sociais permanentes, como instalar na empresa um ponto de coleta de lixo reciclável ou de tampinhas plásticas para doação.


Gostou do artigo? Então compartilhe-o com seus amigos que se interessam sobre ESG e Endomarketing e vamos espalhar boas ideias para tornar as empresas mais comprometidas com as questões ambientais, sociais e de governança!


E, se precisar de apoio para fazer o Endomarketing da sua organização acontecer, já sabe: é só falar com a gente!


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Até a próxima!


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