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5 passos para gerenciar uma equipe de trabalho híbrido




Em meio a tantas mudanças que aconteceram no mercado de trabalho nos últimos anos, uma coisa é certa: o trabalho híbrido veio para ficar. É cada vez mais comum as empresas terem parte da equipe trabalhando presencialmente e outra a distância, ou mesmo colaboradores que preferem ir ao escritório durante parte da semana e fazer home office nos outros dias.


Mas o que o líder deve fazer para equilibrar esses dois mundos? Neste artigo, você vai conferir dicas para ajudar o líder a manter a equipe do modelo híbrido alinhada, unida, produtiva e motivada.


Comunicação clara


O líder deve avaliar qual é melhor ferramenta para que o time todo possa conversar junto, permitindo que os colaboradores do home office se sintam incluídos. Dependendo do assunto, uma videochamada pode funcionar melhor do que enviar um e-mail ou por bate-papo, por exemplo.


Também é importante o gestor prestar atenção se está se comunicando de forma clara ao delegar as tarefas para a equipe, evitando mal-entendidos e retrabalho.


Cultura do feedback


A liderança precisa dar feedbacks individuais para os colaboradores periodicamente. Se não for possível fazer isso presencialmente, vale uma videochamada para ter uma conversa olho no olho com o colaborador. A cultura do feedback ajuda a melhorar a qualidade do trabalho, pois o profissional consegue saber o que está acertando e os pontos que precisa desenvolver.


Alinhamento de expectativas


Realizar reuniões virtuais semanais ou diárias com a equipe é importante para alinhar as expectativas e responsabilidades de cada um. Esse tipo de ritual é importante para que todos trabalhem juntos de forma produtiva e saibam quem está fazendo o que. O gestor também precisa dar atenção e foco iguais a cada profissional, independentemente de o colaborador estar trabalhando presencialmente ou a distância.


Reuniões mais inclusivas


A liderança pensou em fazer uma reunião presencial com café da manhã? Uma dica é programar o envio de um quitute para a casa de quem for acompanhar o encontro de forma online. Além disso, deve-se evitar fazer reuniões improvisadas só com o pessoal do presencial, pois o líder geralmente toma decisões mais assertivas quando todas as pessoas da equipe podem ouvir e se expressar.


Interação entre as equipes


Ao formar equipes de trabalho para determinados projetos, a liderança deve buscar integrar os colaboradores que estão no home office e os que estão no presencial. Vale também promover happy hours e outros momentos de descontração para “juntar a equipe”. Isso ajuda a manter o time unido e a evitar a divisão entre “o pessoal do escritório” e “o pessoal que trabalha em casa”.


Uso da nova tecnologia


O gestor não precisa ser um expert em TI, mas deve conhecer as principais tecnologias que facilitam a comunicação e a organização do fluxo de trabalho. Essas ferramentas permitem que os colaboradores conversem por mensagem ou videochamada e trabalhem simultaneamente em alguns projetos, por meio de armazenamento na nuvem. E o melhor de tudo é que muitas delas são gratuitas, então, não tem desculpa para não usá-las, não é mesmo?


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