Descubra quais métricas você deve considerar para mensurar os resultados das ações internas da sua empresa
Você sabe o que as empresas reconhecidas como excelentes lugares para trabalhar têm em comum? Elas possuem um ótimo clima interno, fazendo com que os colaboradores se sintam valorizados e tenham vontade de ficar na empresa, contribuindo para o crescimento dela.
A satisfação com o ambiente de trabalho é um dos indicadores que mostram se as ações de Endomarketing estão realmente trazendo resultados para a companhia, mas há outras métricas importantes a serem consideradas e que você vai conhecer a partir de agora!
NPS dos colaboradores
NPS é a sigla em inglês para Net Promoter Score, uma metodologia criada para mensurar a satisfação de clientes com os serviços e produtos oferecidos por uma empresa. Porém, com o tempo, a técnica passou a ser utilizada também para mensurar a satisfação dos colaboradores, o chamado NPS para funcionários ou eNPS (Employee Net Promoter Score).
Por meio do NPS, o grau de satisfação dos colaboradores pode ser medido em apenas uma pergunta: Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa como um bom local de trabalho? A partir das respostas, a organização consegue saber quais são os pontos positivos de trabalhar na empresa e o que precisa ser melhorado.
Pesquisa de clima organizacional
O melhor jeito de saber como está o clima de trabalho é perguntando direto para o colaborador, e a pesquisa de clima é uma excelente ferramenta para se obter esse feedback.
Para isso, é enviado um questionário com perguntas sobre os aspectos positivos e negativos da empresa e, depois, os resultados são avaliados pelo RH em conjunto com os gestores. A partir daí, é possível identificar o que está dando certo e quais os pontos que a empresa precisa desenvolver para não perder seus melhores talentos e fortalecer sua marca empregadora.
Turnover
Uma pesquisa divulgada pela Harvard Business Review afirma que o Endomarketing pode reduzir o número de demissões em até 55%. Considerando que o turnover é um dos problemas que mais geram custos para as empresas, esse é um bom motivo para a organização investir na área de Comunicação Interna, concorda?
Engajamento dos colaboradores
Não podemos falar sobre os resultados do Endomarketing sem avaliar o grau de engajamento dos colaboradores. Mas, afinal, como saber se os profissionais estão realmente engajados?
Veja quantos participam das palestras e treinamentos oferecidos pela empresa, qual é a taxa de abertura dos e-mails e comunicados enviados pela equipe de Comunicação Interna e RH e quantos interagem com as postagens que a sua empresa faz nas redes sociais, por exemplo. Se os números estiverem muito baixos, é sinal de que a estratégia de Endomarketing precisa ser reavaliada.
Participação das lideranças
Outro ponto muito importante para avaliar como está o engajamento da equipe é a participação das lideranças nos projetos da organização. Os líderes estão bem-informados sobre o que acontece na organização? Costumam dar feedback para as equipes? Vivenciam e reforçam os valores da organização para o time? Têm interesse em interagir com outras áreas, para terem uma visão mais sistêmica do negócio?
Se isso não está acontecendo, vale a pena realizar encontros e capacitações específicas para motivar os gestores, afinal, eles devem ser exemplo e servir de inspiração para todo o time.
Ainda tem alguma dúvida de que o Endomarketing vale a pena? Pois saiba que um estudo publicado pela Harvard Business Review afirma que uma estratégia de Endomarketing bem-feita pode tornar os colaboradores 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.
Ou seja, quando o Endomarketing é realmente bom, os resultados refletem de forma positiva em toda a empresa.
Esperamos que esse conteúdo ajude você a mensurar os resultados da sua estratégia de Endomarketing. Mas, se você quer fortalecer as ações internas para engajar a equipe e não sabe o que fazer, fale com a gente!
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Até a próxima!
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