Uma equipe engajada trabalha alinhada ao propósito da organização. Certo? Será? Claro que sim e é fácil entender o porquê. Veja nosso exemplo.

Pense em um time de futebol. Todos precisam jogar juntos. Eles ainda contam com um capitão que empolga o time, aconselha, dá feedbacks e comemora as conquistas junto de todos, porque ele é parte desse time. Podemos dizer que é o gestor ou líder de uma empresa.

Mas, o mais desafiador pode ser o engajamento. Para o gestor, essa é uma etapa difícil. Precisa ser trabalhada com estratégias de endomarketing. Essas estratégias incluem o treinamento dos líderes e buscam a união dos colaboradores para alcançar o melhor para a empresa.

São desenvolvidas a partir das orientações de profissionais que pensam no bem-estar do colaborador, na felicidade e no resultado das ações, culminando com o aumento de produtividade e lucratividade do negócio.

Promover o envolvimento de todos os colaboradores faz com que eles se sintam realmente importantes para o time. Ouvir o que eles têm para dizer. Saber ouvir o que precisa melhorar e saber como trabalhar com todas essas informações é essencial.

Na Whirlpool, o desafio era incentivar os colaboradores da fábrica a participarem do Programa de Sugestões WPS, criado para que sugerissem melhorias para processos e rotinas de trabalho com o objetivo de aumentar produtividade e eficiência, fazendo-os entender que eles são os maiores beneficiados com as melhorias em áreas como saúde, segurança, ergonomia, bem-estar no trabalho etc.

A partir de peças como totens, displays, banners e placas, a campanha sensibilizou e enfatizou que os colaboradores da fábrica estão na linha de frente e, por isso, conhecem os riscos das funções e podem sugerir melhorias mais assertivas. A campanha ainda preparou os líderes para apresentarem o programa às equipes.

A participação dos colaboradores foi estimulada com a criação de um sistema de reconhecimento para colaboradores e equipes, com brindes como almoços e churrascos, placas com fotos e presença nos murais de comunicação interna.

A campanha foi um sucesso, os números comprovam*:

Unidade Joinville
40 mil sugestões viáveis, média de 6 por colaborador;
25 mil sugestões para o Quick Kaizen, modalidade em que o colaborador detalha tecnicamente a sugestão apresentada.

Unidade Rio Claro
Mais de 9 mil sugestões viáveis e envolvimento de 70% dos colaboradores da fábrica.

Manaus
5 mil sugestões, desde o início do WPS na Unidade.
Média de 9,69 sugestões por colaborador da fábrica.

Algumas peças produzidas para inspirar e engajar os colaboradores Whirlpool com a campanha de sugestão de melhorias

*Dados contabilizados de 2017 a 2019

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